Manual de Queima

Acenda. Inspire. Sinta. Comprovado em estudos científicos, o hábito de acender velas traz bem-estar e sensação de conforto. Além da luz quente da chama e o estalo de fogueira produzido por nossos pavios de madeira nossas velas também perfumam sutilmente seu espaço. Diferente de aromatizantes como spray ou elétricos que muitas vezes acabam sendo muito invasivos as velas aromáticas são leve e aconchegante.

Nossas velas são feitas para trazer um sutil aroma ao seu ambiente, podendo expandir em espaço de até 20m².  Caso você prefira aromas mais intensos sugerimos conferir nossa linha Intense ou acender mais de uma vela no ambiente.

Happy Burning!

 


 

Como acender uma vela de pavio de madeira?

Você vai acender de maneira diferente dos pavios de algodão, mas é muito simples: ao acender uma vela de pavio de madeira, a melhor técnica é inclinar a vela em um ângulo e deixar a chama percorrer todo o comprimento do pavio (como você inclina um fósforo depois de acender). Também pode levar várias tentativas para manter a chama, assim como acender uma fogueira com lenha é preciso aquecer um pouco mais a madeira para mantê-la queimando. Esse é um processo normal por se tratar de um pavio feito com madeira natural. Insista algumas vezes e logo escutará um sutil estalo de lenha queimando. 

 

DICAS ÚTEIS E IMPORTANTES

  • Primeira queima é a mais importante! Para uma queima uniforme, sempre que acender a vela, deixe a cera da superfície derreter até alcançar as bordas do pote formando uma piscina de cera líquida completa na superfície.  Não apague sua vela antes disso pois ela pode sofre o famos "tunnellig", explicamos o que é mais adiante. 

 

  • Tempo de queima máxima, assim como tem um tempo minímo de queima também existe o momento de interromper a queima. Isso é necessário para que sua vela não super aquece se tornando um risco de incêndio. Evita também a queima acelerada resultando em perda de tempo de queima e fragrância. por está em uma temperatura muito alta.  

 

TEMPO DE QUEIMA MÁXIMO DAS VELAS SENVOLER

TAMANHOS TEMPO 

300g 

 Não queime por mais de

5 horas seguidas.

175g / 110g / 140g

 Não queime por mais de

4 horas seguidas.

60g / 30g

 Não queime por mais de

1 hora seguidas.

 

  • A vela não pode passar por troca de temperaturas drasticas, durantes o inverno tenha cuidado para não acender sua vela muito proxima a paredes geladas ou qualquer outro objeto frio. 
  • Cuidado com corrente de ar, isso pode afetar a queima muito rápido. A chama produz um movimento natural, porém observe se ela está puxando muito para uma única direção. Como ela depende de oxigênio para queimar isso a torna extremamente sensível a qualquer corrente de ar, muitas vezes não perceptível a nós mesmos. Caso observe isso basta mudar a vela de lugar, faça isso com a vela apagada e resfriada

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PRODUTO

CERA: Usamos ceras ecológicas e 100% vegetal de coco, palma e arroz que permitem uma queima mais limpa, livre de toxicidades que podem causar danos ao meio ambiente, pets e humanos.  Além de permitir uma textura mais elegante, melhor qualidade e durabilidade na queima.

PAVIO: Pavio de madeira natural, livre de tratamentos químicos. A intensidade do estalo de lenha queimando pode variar de um lote para outro. Ao contrário do que se imagina, a madeira queima lentamente junto a cera e fragrância a base de óleo concentrada. O pavio de madeira possui uma chama plana, horizontal e distinta. Sua chama forma uma piscina rápida de cera fazendo com que a fragrância seja lançada ligeiramente. Pavios de madeira são modernos e autênticos e permitem a sensação genuína de uma lareira ou fogueira queimando. A madeira do pavio provém de florestas com manejo sustentável, certificado 100% FSC (Forest Stewardship Council).

AROMA: Usamos fragrâncias premium concentradas a base de óleo natural e óleo essencial, o que caracteriza a fragrância um perfume intenso e de qualidade. Usamos 100% óleos essenciais em nossa linha de Aromaterapia, extratos puro das plantas aromáticas e com alta concentração de perfume. 

 

IMPORTANTE PARA SUA SEGURANÇA

  • Não acender próximo a materiais inflamáveis; 
  • Apague a vela ao ausentar-se do ambiente; 
  •  Manter fora de alcance de crianças e animais domésticos; 
  • Recipiente e cera irão aquecer, evite manuseio enquanto a vela estiver acesa; 
  •  Sugerimos utilizar uma base de proteção como um porta vela, evitando contato do vidro quente em superfícies sensíveis; 
  •  Indicamos que suspenda o uso ou supervisione a queima quando a cera estiver a 0,5 cm do final;
  •  Em caso de contato com os olhos lave com água abundante e procurar auxílio médico;
  •  Se ingerido, procurar auxílio médico imediato ou disque intoxicação ANVISA no 0800-722-6001;
  •  Em caso de queimaduras procure auxílio médico imediatamente;

 

A vela é um incêndio controlado! Siga nossas dicas com cuidado e use o produto com responsabilidade. Caso permaneça duvídas sobre o uso do produto entre em contato com nossa equipe. 

 

MANUTENÇÃO DO PAVIO DE MADEIRA

Caso você observar que a chama da vela está muito intença chegou a hora de fazer a manutenção do seu pavio. Apague a vela, espere esfriar e pode a ponta do pavio deixando no minímo 7mm acima da cera. Importante, apare a ponta do pavio antes de acender,  com a cera solidificada e o pavio resfriado. Isso evita que a chama fique intensa e queime sua vela em um ritmo acelerado, evitando que madeira solte possíveis fagulhas durante a queima também. Mantendo uma queima limpa e padronizada. Para podar use uma tesoura de podar pavios "Wick Trimmer" ou use as pontas dos dedos e quebre a pontinha do pavio já queimada, deixe o pavio com um tamanho de no mínimo 7mm. 

ATENÇÃO FAÇA A MANUTENÇÃO DO SEU PAVIO APENAS QUANDO ELE ESTIVER APAGADO E DEPOIS DE FRIO 

 

 

A VELA APAGA SOZINHA? 

Já ouviu falar do termo “tunneling”? O termo significa tunelamento e se você é um amante de velas há uma boa chance de você já ter passado por essa experiência ou ainda irá passará. O "tunneling" de velas é uma característica comum do produto, pode ocorrer em qualquer tipo de vela. O pavio basicamente está se afogando, não existe espaço entre a cera e o pavio para a chama respirar.  Vamos explicar o porque isso acontece e dar dicas de como recuperar a queima.

 

Imagems de velas com “tunneling”, durante a queima algo deu errado e começa a formar um túnel no centro do pavio.


MAS POR QUE ACONTECE O TUNNELING? 

As pessoas às vezes confundem o tunneling como uma questão de qualidade da vela. O tunneling é mais provável de ocorrer em velas baratas em comparação com velas de luxo de maior qualidade, isso é verdeda, porém normalmente é falta de experiênca em produção. No entanto, a realidade é que o tunelamento pode acontecer com qualquer vela – mesmo as mais caras, pois fatores ambientais podem fazer sua vela queimar de forma mais acelerada ou mais lentamente. Se trata de uma característica natural do produto, tanto em pavios de madeira como os de algodão. Mas fique tranquilo, existem várias maneiras de resolver o tunneling. 

 

CAUSAS PRINCIPAIS DE TUNNELING: 

1. A primeira queima é a mais importante - Dê à sua vela tempo de queima suficiente para desenvolver uma piscina de cera derretida que vá até a borda do recipiente no primeiro uso - isso pode levar algumas horas, dependendo do tamanho da vela. Acredite ou não, suas velas têm uma espécie de “memória de cera” e, uma vez estabelecido um padrão de queima, pode ser difícil mudar sem a técnica correta. 

Neste contexto, maus hábitos de queimas referem-se especificamente à "primeira queima", e se você respeitou o tempo de queima mínima, então isso não é necessariamente sua culpa e sim de fatores externos. Existe uma maneira correta de queimar velas, desde do tempo mínimo de queima a fatores ambientais como temperatura de ambiente, umidade e até uma corrente de ar não perceptiva a nós. Já viu uma vela que queimou mais de um lado do que outro? Se não for culpa de um pavio descentralizado, com certeza que em algum momento a vela sofreu um resfriamento de fatores ambientais no lado em que não derreteu.

Sua vela pode queimar normal na primeira queima e só começar o tunneling a partir da segunda queima ou em diante, mas a maior probabilidade é que o problema tenha ocorrido na primeira queima.

2. Pavio de tamanho inadequado- Isso ocorre quando a vela é fabricada com pouco estudo, sem planejamento e testes de queimas. Durante o processo de desenvolvimento é preciso medir o diâmetro do pote para escolher o pavio adequado, esse processo envolve muito “experimentar”, na Senvoler escolhemos varios tamanhos e efetuamos testes de queimas até chegar no tamanho adequado. O pavio pequeno ou grande demais resulta em tunneling, neste caso todas as velas fabricadas teriam o mesmo resultado. 

Neste cenário entra também “podar o pavio”! Após a primeira queima, é necessário observar a chama da vela e fazer a manutenção do pavio. A chama não pode passar de 1 cm de altura, geralmente é a partir da terceira queima que sua vela irá precisar ser aparada. Mas como fatores externos influenciam a queima pode ser que a manutenção venha antes. Muito cuidado, para não cortar muito o pavio nessa hora, ele precisa de no mínimo 7mm para continuar a queima. Mas se você acabar cortando muito não se preocupe, também tem como arrumar! 

 

MAS COMO CORRIGIR TUNNELING?

Existem algumas maneiras! Nós na Senvoler testamos várias técnicas de recuperação e escolhemos as melhores para o nosso produto. Se você tem uma vela com tunneling de um fabricante diferente, sugerimos que entre em contato com eles. A escolha da matéria-prima, técnica de produção, quantidade de fragrância e fatores ambientais durante a produção interferem no resultado do produto, portanto pode ser que nossa técnica de recuperação não de certo em outra marca. 

 

1. Técnica Forninho- O famoso forninho é o método mais utilizado e que geralmente funciona. Porém ele é mais lento, sendo necessário até 3 horas de uso para padronizar a queima. 

 

2. Nivelar a cera- Nesse método é retirado a cera da superfície até que o pavio fique 8mm acima da cera. A cera que é retirada pode ser descartada ou você pode reservar para reinserir com cuidado no pote depois da terceira queima em diante, sempre respeitando o tamanho mínimo do pavio.  Confira nosso vídeo,  click aqui .

3. Combinação de Nivelamento e Forninho: Você pode utilizar os dois em combinação. Primeiro, você vai nivelar a cera e depois aplicar o forninho. Tempo de queima, seguir o tempo mínimo para o tamanho da sua vela. 

4. Pavio Booster: Inserir um pavio booster para potencializar o pavio que está afogando. Enviamos um pavio booster para ser inserido rente ao existente. Após a primeira queima é necessário observar a chama, caso ela fique muito intensa isso significa que a queima foi padronizada sendo necessário retirar o pavio booster. 

 

 

 


 

WAX MELTS

Modo de uso:  Os wax melts são muito fáceis de usar. Você simplesmente pega um pedaço e coloca em um difusor elétrico ou difusor a vela réchaud. Em seguida, ligue o difusor elétrico ou acenda a vela réchaud. Em poucos minutos o delicioso aroma começa a ser liberado. Um pedaço de Wax Melts Barra ou uma porção Wax Melts Gotas pode durar entre 4 a 6 horas de queima. Ao terminar de usá-lo, basta desligar ou remover a fonte de calor. Não precisa retirar a cera do seu difusor, deixai solidificará até que você esteja pronto para usá-la novamente. Quando estiver pronto para usá-la novamente, basta ligar/acender o difusor novamente. Quando você sentir que a cera não está mais liberando aroma está na hora de descartar. Deixe a cera solidificar por completo, a cera pode ser deslocada facilmente do recipiente com auxilio de uma espatula ou objeto similar. Caso você preferir você pode aqueçer seu difusor por alguns minutos e em seguida retire a cera e descartar. 

 

DICAS IMPORTANTES & PARA A SUA SEGURANÇA

  • Queimar em ambientes bem ventilados; 
  • Desligue ou apague a vela do seu difussor ao ausentar-se do ambiente.
  • Difusores a vela :Não acender próximo a materiais inflamáveis; 
  • Manter longe de crianças e animais domésticos; 
  • Recipiente e cera irão aquecer, evite manuseio enquanto a vela estiver acesa; 
  • Em caso de contato com os olhos lave com água abundante; 
  • Se ingerido, procurar auxílio médico imediato ou disque intoxicação ANVISA no 0800-722-6001; 
  • Em caso de queimaduras procure auxílio médico imediatamente; 

 

Caso permaneça qualquer outra dúvida sobre o produto ou uso entre em contato conosco contato@senvoler.com.br ou (48) 3801-0823 {Ligações & WhatsApp}.

 SENVOLER©  

 

 

Sobre a loja

A chama de uma vela é capaz de proporciona luz, aconchego, conforto e energia positiva. Nossas velas são feitas à mão no interior de Santa Catarina, com muita dedicação e amor, no propósito de levar a você bem-estar e criar momentos únicos de aconchego através do sutil estalo de lenha queimando do nosso pavio de madeira e aromas. Acenda. Inspire. Sinta.

Pague com
  • Pix
Selos

Senvoler Velas - CNPJ: 33.921.606/0001-19 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail